Fizemos a imagem acima a partir de um projeto estrutural que elaboramos para uma moega. Construíram esta edificação no estado do MT, juntamente com todo o conjunto de silos, secador, balança, etc. Obras agrícolas necessitam de cuidados específicos. Podemos citar a necessidade de conhecer o funcionamento dos equipamentos e processos realizados por essas edificações. Por exemplo, podemos citar o processo de secagem, carregamento e descarregamento de silos.
Obras agrícolas comuns
A moega é uma construção bem comum em propriedades rurais de maior porte. Nela se faz a descarga do produto agrícola. Em suma, o grão é descarregado e passa por um processo de pré-limpeza, sequencialmente secagem e armazenamento no silo. Nessa obra, construiu-se um galpão metálico com pilares pré-moldados para cobrir a moega. Construir nesse formato (pilar concreto e treliças metálicas) reduz custos. Isso foi possível pela construtora ter experiência e equipamentos adequados. Fale conosco que informamos dados para contato com a construtora.
Cuidados específicos nas obras agrícolas
A maioria das moegas possuem um poço, onde existem elevadores que transportam os grãos descarregados. Esses elevadores possuem grande altura, geralmente superior ao galpão. Assim, deve-se utilizar um projeto de moega completo, com todos os elementos da edificação para evitar erros e conflitos. Um exemplo de conflito seria não deixar uma abertura apropriada para o elevador na estrutura do galpão. Como os equipamentos são fornecidos por empresas especializadas e as bases construídas por outras empresas (construtoras), deve-se combinar os projetos dessas empresas num mesmo projeto. Nesse contexto, a utilização da metodologia BIM se mostrou bem útil, pois todos os elementos (pilares, vigas, treliças) são construídos num único modelo. A partir do modelo é possível visualizamos tudo o que será executado. Inclusive, podemos enviar esse modelo para o cliente visualizar, direto no navegador do celular.
Modelo 3d elaborado
Abaixo, uma outra imagem criada a partir do modelo 3d, originado do projeto moega. Nessa imagem mostramos a vista da moega a partir da plataforma do elevador. Se continuarmos subindo, veríamos o elevador passando pelo galpão da moega, sem nenhuma colisão entre as estruturas.
Dimensionamos as treliças metálicas do estrado da moega para suportar carretas deslocando nos 14m de vão (comprimento útil da moega).
A própria geometria da moega requer cuidados, pois a moega é composta por elementos inclinados, os quais se conectam a elementos verticais. Assim, avaliar a melhor forma de utilizar a ferragem. Quando usando materiais mistos (perfis de aço ligados a elementos de concreto), essa interface aço-concreto precisa de bom detalhamento. Caso a ligação seja incorreta, ocorrerá quebra da peça de concreto e um sinistro na obra. Logo, esses elementos precisam de uma correta análise e detalhamento.
A maioria dos projetos moega que elaboramos hoje em dia permitem o caminhão passar em diversas posições. Assim, ele não tem apenas um único caminho de vigas para percorrer.
Na imagem abaixo apresentamos outro projeto moega, em outra obra, no estado de MG. Foi preciso planejar uma escada que atendesse as normas de segurança, pois os funcionários descem no poço. Logo, a escada não poderia atrapalhar o elevador.
Mais alguns exemplos de projetos.
Precisa de maiores informações? Entre em contato conosco!